É muito comum hoje escutarmos de alguns empresários, profissionais liberais ou qualquer individuo, o seguinte: “Tenho um site, mas não funciona e não obtenho resultado algum com ele”.
Que pena, lamento informar, mas muitos empreendedores tem alcançado excelentes resultados com esta poderosa ferramenta de comunicação e relacionamento, sendo que alguns possuem apenas o espaço virtual.
Como eles conseguem?
Escolhendo criteriosamente os desenvolvedores do seu website, avaliando requisitos que são essenciais para se ter uma plataforma eficaz na web.
Listamos abaixo 10 dicas fundamentais que vão influenciar na sua escolha.
1ª – Arquitetura
Como num local físico, o espaço virtual também deve ser estruturalmente planejado conforme os objetivos do negócio, produto ou serviço.
É nesta etapa que ao analisarmos o público-alvo prevemos todos os diferenciais interativos que devemos ter com seus prospects ou clientes.
Agregar conveniência, relevância e usabilidade é o objetivo desta etapa.
2ª – Wireframe
Definido a arquitetura, é hora de colocar cada coisa no seu devido lugar.
O wireframe é que organizará esquematicamente todas as informações principais e relevantes em uma estrutura.
Comparado ao organismo humano, o wireframe é o esqueleto do website.
3ª – Conteúdo
A linguagem da web exige alguns traquejos, por isso existem profissionais exclusivos para desenvolvimento de conteúdos, o webwriting, que utilizará técnicas específicas de conteúdo on line.
Além de relevante, objetiva, clara e de interesse do usuário a forma de comunicar na web deve ser interativa e permeada de palavras-chave que otimizem a busca orgânica no google e atualizadas pelo menos uma vez por mês.
Por isto é fundamental que ao pensar a arquitetura do website, se inclua nela um blog.
4ª – Design
Uma imagem valer mais que mil palavras é verdade. Seu website deve impactar ao primeiro olhar pela beleza, equilíbrio e identificação com o público-alvo.
Desde a sua logomarca, até as fotos dos seus produtos e serviços, as imagens devem ser atrativas e bem cuidadas,agregando visualmente credibilidade à sua empresa.
O ideal é ter a habilidade artística de um bom designer.
5ª- Responsive
Estar acessível de forma adequada em diversos dispositivos é vital na usabilidade do seu website.
O design utilizado para o desktop precisa ser adaptado para o tablet e celular, totalmente dentro dos padrões HTML5.
6ª – Gerenciador de Conteúdo
Para que o website seja dinâmico e receba atualização constante é necessário a ajuda de um bom gerenciador de conteúdo – CMS (Content Management System).
Os 5 mais populares da internet são: WordPress, Joomla, Drupal, Tumblr e Blogger.
Na Eco Interação, escolhemos utilizar o primeiro da lista, porque o WordPress é o CMS mais utilizado no mundo, ou seja por mais de 200 milhões de pessoas.
Excelente gerenciador não só para blogs, mas para site dinâmicos, tem como diferenciais a facilidade de adaptação do layout e uma grande comunidade de desenvolvedores.
7ª – Analytics
Integrar o website ao Google Analytics dá à você um raio x de como estão funcionando as suas ações no mundo virtual.
Ele analisa o tráfego no seu website, informando a origem dos usuários, as suas preferências ao mostrar quanto tempo ficaram em cada página e quais as mais visitadas.
Enfim, sinaliza o comportamento dos seus prospects e usuários, para que com estes dados as suas campanhas de comunicação estejam cada dia mais próxima do desejo das pessoas e gere mais resultado.
8ª – Otimização
Atualmente quando buscamos uma informação recorremos freqüentemente ao Google.
Para que você melhore a interação com o usuário e os seus produtos e serviços sejam encontrados na primeira página deste portal de busca e pesquisa é necessário que você utilize as boas práticas de SEO – Search Engine Optimization.
A otimização bem feita aumenta de maneira sustentável o tráfego ao seu Website.
9ª – E- Commerce
Ter uma loja virtual, implica muito mais do que criar uma vitrine on line para seus produtos.
É necessário estruturar um sistema logístico e de comercialização para criar segurança para você e o comprador.
E ainda mais um planejamento de comunicação que evidencie a sua loja em relação às demais, criando vínculo com o usuário para manter a fidelização dos seus clientes à sua loja.
10ª – Suporte
Quando você entra no mundo virtual, ou seja tem um website a sua empresa passa a trabalhar em ritmo 24×7, ou seja, todos os dias da semana no mês inteiro.
Ou seja, ela não pode ficar desconectada em momento algum. Neste sentido é imprescíndivel que o desenvolvedor te forneça integralmente suporte na manutenção e administração do seu website.
*
Você tinha conhecimento que para ter um website de verdade você precisava de tudo isto? E que só com estes ingredientes você alcançará resultados?
Caso, você não encontre um desenvolvedor que ofereça estes diferenciais, Consulte-nos: Seja Eco .
Será incrível fazer seu website ECOAR.