Lindo ver o que acontece atualmente, quando o assunto é a divulgação de marca, produtos e serviços.
Digo lindo, porque há pouco tempo atrás, não existiam oportunidades a serem oferecidas para que profissionais liberais, pequenas e médias empresas pudessem comunicar seus diferenciais com resultados sem desembolsar um alto investimento.
Com uma verba limitada, o máximo que a grande maioria deste público conseguia era uma ter uma marca, mandar uma mala direta e possivelmente publicar anúncio em mídia impressa, alcançando com isto um número bem restrito de possíveis clientes.
A novidade é que hoje isto mudou e as boas e corretas práticas de marketing digital democratizaram a propaganda, possibilitando que empreendedores, ricos em ideais e ideias, mas com pouca verba para investir em divulgação (inicialmente, porque as novas ferramentas multiplicarão seu capital financeiro) se tornem atrativos ao seu público-alvo, convertendo seus conteúdos na internet em vendas.
Como isto é possível?
Praticando Inbound Marketing . Mas, afinal o que é isto?
Na Wikipédia a definição é:
“Inbound marketing ou marketing de atração é uma forma de publicidade na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, eBooks, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo . O inbound marketing se diferencia dos métodos tradicionais para conseguir atrair a atenção de potenciais clientes através da compra de espaços publicitários em meios como rádio, televisão, flyers, telemarketing, entre outros. É um estilo de marketing que consiste em focar em melhorar seu negócio e não correr atrás de clientes”
Já para a Hubspot, empresa criadora do conceito : “Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”
A metodologia proposta por eles ajuda a marca a atrair, converter, vender e encantar visitantes, através de uma variedade de canais como blog, mídias sociais, landing pages, formulários e email.
Ou seja, você não precisa investir em anúncios, lista de emails ou telemarketing ativo para atrair clientes, basta apenas que você traga visitantes para o seu blog com um conteúdo relevante e educacional e transforme em clientes, encantando frequentemente com informações úteis sobre seus serviços e produtos.
Assim, ao mesmo tempo que você promove um conhecimento mais profundo em relação ao que faz, você cria um vínculo com seus clientes e gera fidelização.
Para praticar inbound markerting é necessário que você utilize simultaneamente:
Website/Blog : Um blog dentro do seu website ou apenas blog com conteúdos relevantes, utilizando palavras-chave atrativas para seu público-alvo.
SEO: Configurando seu blog e site para otimizar palavras-chave e serem bem indexadas nos sistemas de buscas.
Email Marketing: É fundamental para iniciar o relacionamento com os prospects, transformá-los em clientes e manter esta interação com para que ele continue fiel e compartilhe a preferência pela sua marca nas redes sociais.
Redes Sociais: São essenciais na promoção de seus conteúdos e para que seus clientes curtam e compartilhem com os amigos, ampliando a sua divulgação.
Visualize como acontece:
E o que você ganha com isto?
- 61% de economia em relação ao outbound marketing (atrair clientes de forma paga pela mídia convencional)
- Visitantes no seu site com investimento mínimo. 89% das pessoas consultam o Google (que tem 5,8 bilhões de buscas diárias) antes de comprar, sendo que o primeiro link recebe 53% dos cliques. Se você ocupar este espaço, com certeza terá mais visitantes. E tem mais: 90% das pessoas não clicam em anúncios nas suas buscas.
- Faz dos visitantes seus clientes: Ao orientar o visitante e auxiliá-lo com informações sinceras na melhor escolha de compra, você conquistará a sua confiança e ganhará um cliente.
- Credibilidade: Ao divulgar no seu blog conteúdos relevantes e de fontes confiavéis. 81% das pessoas acreditam em um artigo de blog e são influenciadas por ele na decisão de compra.
- Controle dos resultados – Mede facilmente o retorno, pois consegue saber quantas vendas vieram desta ação.
Atrativo, não é mesmo?
Não está totalmente convencido das vantagens?
Estamos à sua disposição para esclarecer as sua dúvidas e facilitar a sua entrada no Inbound marketing. É só entrar em contato conosco.
Fonte: Hubspot
Sobre o autor
Mônica Vasconcelos é mestre em comunicação midiática, especialista em gestão de pessoas, jornalista e escritora.