Por Mônica Vasconcelos
Janeiro de 2015, você chega na sua empresa, senta na mesma cadeira que acomodou suas ações em 2014 e pergunta a si mesmo: “ Pois é, mais um ano que superamos os obstáculos e conseguimos permanecer vivos no mercado. Mas será que isso é suficiente para minha autorrealização e para satisfação plena dos meus clientes? Quer saber, na verdade neste ano quero muito mais, quero fazer do meu negócio a minha paixão !!!”
Se este é o seu pensamento, você está receptivo ao novo e a gerar mudanças que vão agregar valor aos seus clientes e consequentemente maior satisfação ao que você faz.
Arregace as mangas e comece a analisar com outros olhos a sua performance nestes 11 itens para mudar o seu ponto de vista em 2015.
1º Ponto: Novidade
O que tenho a oferecer de novo aos meus clientes que vão atender por completo as necessidades atuais que eles tem em relação aos meus produtos e serviços?
2º Ponto: Desempenho
Os produtos e serviços que tenho oferecido aos meus clientes acompanham o crescimento e a demanda dos mesmos?
3º Ponto: Personalização
Adequar produtos e serviços às necessidades específicas dos clientes gera valor. Você oferece customização a eles?
4º Ponto: Fazendo o que deve ser feito
Você pode criar valor apenas ajudando um cliente a executar certos serviços. Já pensou nisto?
5º Ponto: Design
É um ponto importante, porém difícil de medir. Até onde a imagem do seu produto ou serviço se destaca dos demais?
6º Ponto: Marca/status
Clientes consideram como valor o simples fato de usar ou exibir determinada marca. O que sua marca causa aos seus clientes? Qual o vínculo que eles tem com ela?
7º Ponto: Preço
Oferecer valores similares à concorrência por um preço menor é uma maneira comum de atender às necessidades de um segmento de clientes. Mas, você já pensou em agregar diferenciais aos seus produtos e serviços que transformem o seu custo atual em um preço altamente convidativo?
8º Ponto: Redução de Custo
Ajudar os clientes a reduzir custos é uma forma importante de gerar valor. Você conhece as reais necessidades dos seus clientes para oferecer a eles propostas mais vantajosas quando solicitam orçamentos?
9º Ponto: Redução de Risco
Clientes valorizam a redução de riscos ao adquirir produtos e serviços. Você garante o que entrega aos seus clientes e eles se sentem seguros?
10º Ponto: Acessibilidade
Tornar produtos e serviços acessíveis aos clientes é outra forma de criar valor. Seus clientes tem canais de fácil acesso quando eles precisam de você?
11º Ponto: Conveniência/usabilidade
Tornar os produtos e serviços mais convenientes e fáceis de usar cria um valor substancial. Onde você pode descomplicar seus produtos e serviços e colocá-lo disponíveis na hora que o cliente precisa deles?
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Ao bater os olhos nestes pontos talvez a primeira atitude seja a de negação, com frases feitas que já conhecemos quando decidimos enfrentar mudanças, como: Será que funciona mesmo? Ah, eu não tenho tempo pra revisar todos estes ítens? Se eu parar pra ficar pensando em tudo isto como a minha empresa vai faturar?
Enfrente esta resistência à mudança e encare agora as transformações para criar em 2015 uma proposta de valor eficiente para os seus clientes. Ao ajudá-los, com certeza você perceberá os resultados.
Se considerar complicado fazer isto sozinho, pode contar com a nossa ajuda.
Nossa proposta de valor é contribuir com o nosso conhecimento para facilitar a vida de empresas e empreendedores.
Simples assim. Entre em contato, estamos pronto para lhe ajudar!
Sobre o autor
Mônica Vasconcelos é mestre em comunicação midiática, especialista em gestão de pessoas, jornalista e escritora.
Fonte: Business Model Generation – Inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários/ Alexander Osterwalder, Yves Pigneur – Rio de Janeiro, RJ – Alta Books, 2011. 300p.:il.
Realmente, todos nós desejamos fazer mil modificações a cada início de ano! Porém, o ano começa e terminamos fazendo tudo igual por mil motivos: falta de tempo, de pessoal, de dinheiro para investir, enfim continuamos com os mesmos métodos, produtos, embalagens, etc,etc…
Esse artigo me ajudou a focar e entender quais os pontos a trabalhar e assim, definir por onde devo ou posso começar!
Obrigada por compartilhar seus conhecimentos, experiência e maestria naquilo que faz!
Cara, Leila, conhecimento só tem valor quando é útil para o outro.
Ao compartilharmos o que sabemos a intenção foi justamente ajudar você e mais pessoas a terem diferenciais.
O seu valoroso comentário nos entusiasmou e nos motiva a postar ainda mais conteúdos relevantes,
Obrigada pelo reconhecimento, pelos elogios ao nosso trabalho e por estar engajada com a comunicação da Eco Interação.
Valeu a manifestação!!!